DUAS GRANDES VIAGENS

Na verdade este blog não é o relato de uma viagem ao Peru, mas de duas jornadas inesqueciveis a este país mágico e misterioso.
Em 2010, pacote de viagem de ônibus saindo do RS, passando pelo norte da Argentina, norte do Chile e sul do Peru até Cusco.
Em 2011, mochila nas costas, ônibus até a fronteira em Corumbá no Mato Grosso do Sul, Bolívia de trem e ônibus até La Paz e depois mais ônibus até Cusco no Peru.
Nas duas vezes fomos a Machu Picchu de trem como destino final.




NAVEGAÇÃO NO BLOG

Para melhor compreensão da sequência dos relatos de viagem, clique nos títulos das postagens na coluna da esquerda, por ordem de data, pois as postagem são feitas em sequência cronológica, deixando os textos em ordem inversa.

Ao chegar no final de cada postagem, escolher outro título ou clicar em postagens mais antigas.

CONECTADO

Viajar, viajar, viajar...
Viajar proporciona ao espírito humano uma espécie de elevação, transcendência ou, pelo menos e para aqueles menos sensíveis, inspiração.
Quando viajo tenho o estado de consciência alterado assim que me afasto um pouco do lugar onde nasci. É uma espécie de preparação para o que virá, um mecanismo automático da mente humana, espécie de gatilho que dispara em meu ser me tornando apto a percebe a vibração e a energia do mundo em lugares diferentes, habitados por pessoas e culturas diferentes.
Não é preciso ir muito longe não. Basta sair da realidade e do meio onde vivemos e temos a vida sob controle, a rotina estabelecida e poucas perspectivas de mudança.
Um país vizinho, outro estado deste nosso imenso país, ou outra cidade desse nosso Rio Grande cheio de surpresas e multiculturalismo. Não importa a distância. Não é preciso ir para o Egito, Israel ou Índia para ser acometido deste estado febril e mágico que nos faz tão bem.
Muitas vezes conseguimos isto sem sair do lugar, vendo um filme, lendo ou ouvindo alguém contar uma história fantástica.
O fato é que existe algo no mundo que permite que todos os lugares tenham características próprias que os tornam incomparáveis e únicos, no entanto, há uma outra magia que faz com que encontremos nessa diferença toda uma espécie de energia que provavelmente é única em todo planeta, algo que interliga cada canto deste mundo fazendo dele uma rede de consciência universal e que faz com que nos sintamos muito próximos e conhecedores de tudo que há. Esta universalidade nos dá a certeza de que todos somos irmãos!
Depois que foi ao Peru passei por alguma transformação, o que tem me possibilitado perceber estas coisas sutis que encontramos pelos caminhos onde andamos.
Não tenho viajado muito, mas as lembranças de cada lugar onde estive me faz ter a certeza desta sensação de poder estar em harmonia com o planeta, com todos os povos e com o universo ao meu redor. Mesmo que isto aconteça simplesmente lendo um jornal, assistindo a um noticiário ou ouvindo uma música.
Estive visitando a quarta colônia do RS, por ocasião do feriado de Corpus Christi onde participei do almoço no salão da comunidade de descendência italiana e da procissão sobre os tradicionais tapetes coloridos em Vale Vêneto no interior de São João do Polêsine, no centro do estado e onde. Um lugar inacreditável para onde costumo fugir de vez em quando.
Durante a procissão, ouvindo os cânticos vindos do auto-falante de uma Kombi, “puxados” com aquele belo sotaque italiano, sentindo o aroma do incenso inebriante, debaixo de um sol brilhante que insistia em romper o frio do vale em plenas onze da manhã, passei por uma espécie de experiência mística, aquela sensação de estar ao mesmo tempo em muitos lugares, conectado com o todo. Nos lugares em que já estive, e sempre visito as igrejas aonde vou, neste momento ritualístico me pareceu algo que poderia ter experimentado em outras situações. Fiquei viajando por todas as igrejas que já visitei... algumas do nordeste brasileiro, do interior da argentina, da serra gaúcha, Rio Pardo, Porto Seguro, Rio de Janeiro, Santa Cruz, Santa Maria, Cuzco, Cachoeira do Sul... Quem sabe nas que nunca estive, Santiago de Compostela, Notre Dame, Glastonbury, Israel, Istambul ou em Roma... –quem sabe, um dia desses?
Tenho certeza que há algo ligando todos estes lugares e todas as pessoas no planeta e em momentos como este cuja descrição perfeita é improvável e a compreensão de quem lê estas palavras muito vaga, nos resta tentar fazer parte desta energia, integrar esse espaço irradiando aquilo que somos e recebendo de volta iluminação. É como ser tocado por Deus, ouvir sua voz, estar conectado e naquele momento sentir-se merecedor deste legado.