DUAS GRANDES VIAGENS

Na verdade este blog não é o relato de uma viagem ao Peru, mas de duas jornadas inesqueciveis a este país mágico e misterioso.
Em 2010, pacote de viagem de ônibus saindo do RS, passando pelo norte da Argentina, norte do Chile e sul do Peru até Cusco.
Em 2011, mochila nas costas, ônibus até a fronteira em Corumbá no Mato Grosso do Sul, Bolívia de trem e ônibus até La Paz e depois mais ônibus até Cusco no Peru.
Nas duas vezes fomos a Machu Picchu de trem como destino final.

NAVEGAÇÃO NO BLOG

Para melhor compreensão da sequência dos relatos de viagem, clique nos títulos das postagens na coluna da esquerda, por ordem de data, pois as postagem são feitas em sequência cronológica, deixando os textos em ordem inversa.

Ao chegar no final de cada postagem, escolher outro título ou clicar em postagens mais antigas.

O DIA DOS GÊISERES - 27/01

Durante a viagem levantamos sempre muito cedo, mas no dia de visitar os gêiseres, foi ainda mais cedo. Nos chamaram às 3 horas e 30 minutos para sair sem tomar café, direto para a estrada. Uma agência de turismo local nos levou ao Complejo Turistico Taito Mallku que é um parque geotérmico.
Fomos em um microônibus e uma van e o guia se chamava Victor, um peruano de Arequipa que morou seis anos em Santa Catarina. Muito maluco, mas competente e dominava muito o assunto.
Levamos mais de duas horas até chegar lá e tivemos até pneu furado pelo caminho. Muitas pedras na estrada e subindo até mais de 4000 metros de altitude.

Assim que chegamos à entrada do parque para ir ao banheiro antes de entrar, já se podia enxergar de longe as fumacinhas brancas dos diversos gêiseres.
Chegamos perto e ficamos impressionados com a beleza. Vários tipos de gêiser, cores muito vibrantes no solo perto de alguns, vapor levantando bem alto e molhando o povo que olhava impressionado.

Estava muito frio, acho que a temperatura estava perto de 8 graus negativos e os guias contaram que da última vez fazia 15 graus negativos. Todos entrouxados, mas encantados com aqueles exóticos fenômenos.
Depois de visitarmos alguns e recebermos as explicações sobre os diferentes tipos, fomos para o café da manhã.

Cada grupo tinha uma mesa posta com sanduiches, sucos, café, leite, bolinhos, e até ovos cozidos no calor dos gêiseres.
Depois do café seguimos para as piscinas naturais de água vulcânica com temperaturas de 25 a 40 graus e onde muitos tomaram banho.

Apesar de termos ido preparados para o tal banho, não tivemos coragem de enfrentar o frio. Pensávamos na hora de sair da água e além disso, era meio complicado trocar de roupa no relento. O sol começava a sair, e o frio já diminuía, mas mesmo assim não deu.

Tiramos mais fotos perto dos banhistas e depois retornamos ao microônibus.
Voltamos recebendo mais explicações do Victor, agora sobre a fauna local. Conseguimos fotografar vicunhas e um roedor que lembra uma espécie de coelho que vive por lá nas pedras. Tivemos mais um pneu furado e demoramos muito pra chegar de volta ao hotel.

Almoçamos no centro, perto do hotel e depois fomos dormir um pouco pra recuperar as energias.
A tardinha fomos a pé ao shopping onde compramos azeitonas, aspargos, palmito, champignon, azeite de oliva e depois fomos fazer um lanche. Não compramos vinhos chilenos que estavam com ótimo preço, pensando no peso que teríamos que carregar.
Encerramos assim, mais um dia de aventura, preparando as malas para a próxima jornada de volta a Argentina.